JOGO DA HISTÓRIA “O MENINO DO DEDO VERDE”

JOGO DA HISTÓRIA “O MENINO DO DEDO VERDE”

   Olá profs, tudo bem com vocês? Como vocês estão acompanhando, estou trabalhando a história “O menino do dedo verde” em conjunto com a escola da manhã e na internet encontrei pouquissímos materiais referentes à essa história.

Como eu adoro usar jogos em sala de aula, resolvi montar este, onde o objetivo é completar as cenas com as partes das imagens faltantes.

 SOBRE O JOGO 

  No jogo, aparecem o título da história “O menino do dedo verde”, um jardim com flores e duas cenas da história: o menino mostrando seu dedo verde e o quarto florido da menina no hospital.

   As duas cenas que são da história foram retiradas da versão adaptada do livro “O menino do dedo verde” por Renata Santos, com ilustrações feitas por ela. 

  O jogo contém as cenas e as partes faltantes separadas. Eu imprimi colorido e em folha de desenho, plastifiquei na minha plastificadora e coloquei os velcros. Os velcros são adesivos, não precisei usar cola quente.

  JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

   Os jogos são de extrema importância, principalmente na Educação Infantil. Com os jogos as crianças reforçam o conteúdo aprendido e as aulas se tornam mais leves e lúdicas.

Através dos jogos, as crianças aprendem a respeitar as regras combinadas, esperar a sua vez de jogar, cuidar do material para não estragar, compreendem que às vezes se ganha e às vezes se perde, é preciso paciência, concentração e atenção para realizar o que foi proposto e muito mais. Jogos também desenvolvem a coordação motora, grossa e fina, dependendo da atividade proposta.

Muitos professores me perguntam como eu utilizo os jogos em sala de aula, como faço esse momento com a turma, então veja abaixo:

  • Eu não faço um jogo para cada criança, faço um jogo ou dois para a turma toda.
  • Jogo com um aluno por vez ou em duplas, na minha mesa ou em uma mesa separada dos demais colegas.
  • Enquanto estou realizando o jogo com um aluno, os demais estão aguardando a sua vez, brincando ou realizando outra atividade. Tudo depende da quantidade de crianças da sala.
  • Também já trabalhei com mais de um jogo por dia. Divido as duplas ou grupos e depois vão trocando o jogo entre si, até que todos joguem todos e então passem os jogos para os próximos colegas.
  • Sempre registro o momento com fotos e procuro anotar as observações, quanto ao conteúdo do jogo proposto ou o seu objetivo, para servir de base nas avaliações das crianças.

Tenho caixinhas e envelopes onde guardo meus jogos, pois esses materiais são muito úteis e auxiliam no processo de aprendizagem das crianças. Procuro sempre plastificar para ter uma maior durabilidade.

SOBRE O ARQUIVO

  Esse material foi criado por Lisiê Aguiar, criadora e coordenadora do blog Professora Lisiê, disponível para uso pessoal!

É proibido compartilhar esse material em outros sites, páginas de Facebook, blogs, redes sociais ou WhatsApp. Todos os conteúdos, atividades e documentos disponibilizados neste blog são protegidos pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98.

Se você gostou, ajude divulgando meu trabalho. Compartilhe o link dessa postagem com outros professores!

 Em breve o projeto completo da história estará disponibilizado aqui, aguardem!!

 

Deixe um comentário

Professora Lisiê

Professora de Educação Infantil no município de Taquari/RS. Atualmente com uma turma de 4/5 anos. Formada no Magistério e Pedagogia. Pós graduada em “Gestão Escolar” e “Educação Infantil – Anos Iniciais e Psicopedagogia”. Sou uma professora apaixonada pelo o que faz e encantada por compartilhar saberes!

Categorias