POEMA ” AS VOGAIS”
Essa semana vou começar a trabalhar as vogais com a minha turma e já estou montando alguns arquivos e claro, irei compartilhar com vocês!
Na segunda vou falar sobre as vogais em geral, apresentar as cinco letras e depois cada semana irei focar em uma vogal. No primeiro momento vou apresentar as vogais e expôr um cartaz de cada, com a letra e desenhos do que inicia com a mesma, depois vou realizar uma atividade coletiva com esse poema.
SOBRE A ATIVIDADE
Montei esse arquivo com o poema “As vogais” da Isabel Cristina S. Soares e imprimi em modo pôster, no tamanho 2×1. Vou colocar fixado no quadro ou em uma parede e primeiro irei ler para as crianças, após, cada aluno irá procurar as cinco vogais (A E I O U) nas palavras do poema e pintar, até que todos participem da atividade.
O poema é o seguinte:
“AS VOGAIS – ISABEL CRISTINA S. SOARES
CONHECI UMAS LETRINHAS QUE SÃO TÃO ESPECIAIS
TODAS TÊM SUA IMPORTÂNCIA NISSO ELAS SÃO IGUAIS!
DIZEM SER TÃO AMIGUINHAS E EM NADA SÃO RIVAIS
JUNTINHAS NAS PALAVRAS SÃO ELAS, AS VOGAIS!
A E I O U”
Escolhi ele por ser fácil até para as crianças fixarem, por falar de modo geral nas cinco vogais e também por ter palavras com todas as vogais, para os alunos identificarem na atividade. Por exemplo: CONHECI – UMAS – IMPORTÂNCIA – ELAS – ESPECIAIS.
Será a primeira vez que vou realizar uma atividade com as vogais e estou bem animada, acredito que as crianças irão aprender com facilidade já que os outros conteúdos que já trabalhei eles pegaram bem.
COMO TRABALHAR AS VOGAIS
Nessa faixa etária de 4 e 5 anos eu sempre trabalho as vogais, para que no próximo ano iniciem o aprendizado do alfabeto. É preciso trabalhar de forma leve e lúdica, focando no som das letras, como é sua forma e exemplos de objetos/coisas que iniciam com as mesmas.
Gosto de trabalhar uma vogal por semana para trabalhar com calma e de diferentes formas, para explorar bem e as crianças não ficarem com dúvidas.
Algumas sugestões de atividades:
- Trabalhar uma música ou história de cada vogal. Por exemplo: letra E – história “A estrelinha Lili”.
- Realizar o traçado da letra com massinha de modelar, com peças de lego, com palitos, com lápis de cor…
- Caminhar por cima dos traçados das vogais.
- Fazer a letra de diferentes formas: pontilha, escrita espontânea, escrita no quadro, escrita com giz, com tinta…
- Realizar uma atividade de registro trabalhando o que inicia com a vogal destacada.
- Circular a vogal na posição correta ou circular apenas a vogal que se está trabalhando.
- Fazer uma lembrancinha para cada vogal. Por exemplo: relógio da letra A, coroa da letra E…
SOBRE O ARQUIVO
Esse material foi criado por Lisiê Aguiar, criadora e coordenadora do blog Professora Lisiê, disponível para uso pessoal!
É proibido compartilhar esse material em outros sites, páginas de Facebook, blogs, redes sociais ou WhatsApp. Todos os conteúdos, atividades e documentos disponibilizados neste blog são protegidos pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98.
Se você gostou, ajude divulgando meu trabalho. Compartilhe o link dessa postagem com outros professores!
Segunda-feira compartilho como foi a atividade lá no Instagram, aguardem!